Flashing Pictures – 9

Duas fotos espetaculares, da mesma sessão, ambas sacadas pelo Glen Friedman — o cara que ao lado de Craig Stecyk registrou todo o fenômeno do skate Dogtown e foi produtor do primeiro disco dos Cycos. Foram feitas em um fim de tarde na Playa Del Rey, em 1983.

Smith, Estes, Muir e Mayorga

Smith, Estes, Muir e Mayorga

Só o que consigo sacar da foto, com o meu pouco conhecimento de fotografia, é a utilização de uma lente grande angular, a chamada “olho de peixe”, muito usada em registros de skate. Rola uma “névoa” de leve, não sei se é algum efeito ou algo natural. O azulão de fim de tarde é muito massa, assim como o detalhe das fogueiras (?) na parte baixa.

Estes, Mayorga, Smith e Muir

Estes, Mayorga, Smith e Muir

Esse clique foi parar na capa do álbum de estreia. CLÁSSICO. A começar pelos caras de ponta cabeça, pendurados nesse globo à beira-mar. Infelizmente, a peça não está mais lá. Do contrário, certamente viraria ponto de peregrinação dos fãs do ST. Perguntei ao Amery Smith na entrevista de quem foi a ideia de se pendurar, e ele disse não se lembrar.

Nas roupas, em relação à primeira foto, mudou só a camisa do Mayorga, de amarela para branca. De resto, todo mundo metido nos mesmos panos. O Muir parece estar de boné, ao invés da bandana tradicional da primeira foto, mas não dá para ter certeza. Destaque para o bonézinho polêmico do Amery Smith, com a inscrição da gangue Venice 13. Pra fechar, absolutamente fantástico o céu e suas três (quatro? cinco?) cores do pôr do sol.

Nesse dia, Friedman ainda enquadraria um 3×4 de cada integrante, material incluído no encarte do disco de 83.

4 Comentários

Arquivado em Flashing Pictures

4 Respostas para “Flashing Pictures – 9

  1. Abud

    Duas fotos primorosas, mas a primeira eu acho muito foda!

  2. Essa primeira foto pode ter sido feita de 3 maneiras…
    1- sobreposição de 2 negativos (1 com o céu e 1 com a banda no escuro com flash) e projeção para impreção em um só papel.
    2- as duas fotos tiradas (1 com o céu e 1 com a banda no escuro com flash) em exposição dupla. Isso é… tira uma foto, nao roda o filme na maquina e tira a outra.
    3- (o modo que eu faria em 1980) pra pegar aquelas cores, a foto deve ter sido feita com uma exposição longa, isso é, o filme ficou recebendo luz por bastante tempo…. mais de 5 segundos, digamos. Então… se prapara o enquadramento, dispara a maquina (que fica recebendo luz no filme atravez da lente) e dali uns 4 segundos manda os caras pra frente da lente… quando eles estiverem em posição, dispara o flash neles. pronto. Assim pega as cores de tudo e o milisegundo do flash batendo neles mais perto.
    E ali em baixo da foto acho q nao são fogueiras nao… é só o sol batendo nas nuvens por tras delas no final de tarde, afinal eles moram voltados para o pacífico.
    Abraxxx

    • dudumunhoz

      Excelente Seo Tiago Puppi Munhoz!!! O nosso querido consultor em assuntos tipo boné do Rocky George, fotografias, skate e caratê.
      Um abraço primo.

  3. Pingback: Flashing Pictures – 21 « SUICIDAL MANIAC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s