Flashing Pictures – 13 (especial)

Essa é uma sessão de fotos mais do que especial. A começar pelo material em si, simplesmente lendário: comecinho da década de 80 (80? 81?), o Suicidal em ação com Mike Ball na guitarra, Mike Dunnigan na batera, um baixista que eu não reconheci (Andrew Evans?) e, claro, Mike Muir.

Mas não é só isso. Temos também, desta vez, os comentários da autora das pérolas: Zizi Carrot, uma americana, hoje com 48 anos, que se jogou na cena punk californiana há quase 30 anos.

Encontrei essas fotos no perfil dela no MySpace. Pedi para publicá-las no blog e, se possível, uma breve lembrança sobre aqueles tempos. Dois pedidos atendidos que vocês conferem logo abaixo…

“Those early days were so different from today.  People didn’t understand punk rock and the scene was so fresh, dangerous & exciting at the same time.  Normal society was in such post-70’s conformity, so to see a kid with a shaved head was shocking (unless he was in the military, but you could easily tell a “jar head” from a punker).  Early punk rockers looked scary to people, and we were often involved in fights with non-punkers and the police.  Nowadays, if I wear the same attire as back then, I would hardly get a second look–it has become very normal–even my colored hair is no longer “shocking”!

I first met Mike Muir in 1981, when I was attending a gig at the Cuckoo’s Nest in Orange County, California.  He found out that I lived not from him in Venice Beach and asked me for a ride home after the show.  I was a little nervous, having heard about the Muir brothers (as part of the Z-Boy crew).  Mike was very nice and he kissed me goodbye when I dropped him off.

A few months later, some punk friends of mine from Santa Monica took me to see ST play at someone’s garage (maybe Mike Ball’s?) and that’s the color photo I took.  A few weeks later, there was a big punk party at (I believe) the Muir house in Venice and that’s where I took the black & white photos.   I also met fellow skater Jay Adams at this point.  I found Jay to be surprisingly quiet.  He was really cool, as well, and marked up a white shirt with his drawings and gave it to me.  Those were fun times!

Whenever I saw Mike at gigs, he was often involved in fights.  He was a strong young man and usually the aggressor and victor.   No one wanted to mess with Mike

Zizi Carrot”

(TRADUÇÃO LIVRE)

“O início foi tão diferente de hoje em dia. As pessoas não entendiam o punk rock e a cena era tão “fresca”, perigosa e excitante ao mesmo tempo. A sociedade vivia uma conformismo pós anos 70, que ver um garoto com a cabeça raspada era chocante (a menos que ele fosse militar). Os primeiros punk rockers pareciam assustadores para as pessoas, e muitas vezes nós estávamos envolvidos em brigas com os não-punkrockers e a polícia. Atualmente, se eu usar o mesmo traje de antigamente, dificilmente eu ganharei uma “segunda olhada”  – tornou-se tão normal – mesmo o meu cabelo colorido não choca mais.

Eu conheci Mike Muir em 1981, quando eu estava assistindo um show no Cuckoos’s Nest, em Orange County. Ele descobriu (deve ser) que eu não morava longe dele em Venice Beach e me pediu uma carona depois do show. Eu estava um pouco nervosa, tinha ouvido falar sobre os irmãos Muir (integrantes do turma Z-Boy). Mike foi muito legal e me deu um beijo de despedida quando o deixei.

Alguns meses depois, amigos punks de Santa Monica me chamaram para ver o ST tocar na garagem de alguém (talvez de Mike Ball) e essa é a foto colorida que eu tirei. Algumas semanas depois, houve uma festa punk grande na (eu acredito) casa de Muir em Venice e foi onde eu tirei as fotos em preto e branco. Eu também conhecei o skatista Jay Adams nesse dia. Eu achei Jay surpreendentemente tranquilo. Ele foi muito legal, como sempre, e marcou uma camisa branca com seus desenhos e me deu. Foram tempos divertidos!

Toda vez eu que vi Mike nos shows, frequentemente ele estava envolvido em brigas. Ele era um jovem forte e, normalmente, o agressor e vitorioso. Ninguém queria mexer com Mike

Zizi Carrot”.

O baixista desconhecido, Muir, Dunnigan e Mike Ball, em show na casa deste último

O baixista desconhecido, Muir, Dunnigan e Mike Ball, em show provavelmente na casa deste último.

Ball, Muir e Dunnigan. Apresentação na casa dos Muir.

Ball, Muir e Dunnigan. Apresentação no lar dos Muir.

Mais uma vez o trio, agora acompanhado pela rapaziada no pogo.

Mais uma vez o trio, agora acompanhado pela rapaziada no pogo.

O lendário skatista Z-Boy Jim Muir, irmão de Mike, aplicando um corretivo em um moleque

O lendário skatista Z-Boy Jim Muir, irmão de Mike, aplicando um corretivo em um moleque. Atrás, à direita, o nosso baixista desconhecido.

Mike, molecão, flagrando o baixista (Andrew Evans?)

Muir, molecão, flagrando o baixista (Andrew Evans?).

Zizi Carrot, a autora das fotos, em primeiro plano. Destaque (como Zizi fez) para o Mister Blonde Moustache com o goró na mão.

Zizi Carrot, a autora das fotos, em primeiro plano. Destaque merecido para o Mister Blonde Moustache com o goró na mão, à direita.

Reunião em frente ao bar Okie Dogs. O primeiro é Dave Markey, diretor de filmes e clipes que trabalhou com Sonic Youth, Nirvana, Ramones, Black Flag. Muir é o último.

Reunião em frente ao bar Okie Dogs. O primeiro é Dave Markey, diretor de filmes e clipes que trabalhou com Sonic Youth, Nirvana, Ramones, Black Flag. Muir é o último, de luva azul.

Não dá para distinguí-lo, mas, segundo a autora, trata-se de um flagrante de Muir em ação em uma de suas muitas tretas.

É difícil distinguí-lo, mas, segundo a autora, trata-se de um flagrante de Muir em ação em uma de suas muitas tretas. Desta vez, em frente ao Godzilla's.

3 Comentários

Arquivado em Flashing Pictures

3 Respostas para “Flashing Pictures – 13 (especial)

  1. Abud

    Top de linha, sem mais.

Deixe uma resposta

