Parceria da escola para o cinema

A ligação já rolava desde 1980, convivendo diariamente na Santa Monica High School. Quatro anos depois, ganhou as telas do cinema em Repo Man. Emilio Esteves, como o protagonista do filme, e Mike Muir, autor de Institutionalized, música incluída na trilha sonora.

school

Muir e Esteves: cabeleiras invocadas em tempos de SM High School

À época, o reencontro entre os ex-colegas de bancos escolares passou praticamente batido. Repo Man e a sua bizarra  história sobre ETs e recuperadores de carros não fez sucesso. Por sua vez, o Suicidal não precisava mais de ajuda para chacolhar a cena punk californiana — o estrago já havia sido feito um ano antes.

6305971285.01._SCLZZZZZZZ_

O cartaz do filme

O tempo passou e acabou por reordenar as coisas. Mais de 20 anos depois, o  filme tornou-se duplamente “cult”. Para os apreciadores de uma boa peça, digamos, alternativa, e para os fãs do ST, curiosos sobre a relação da banda com a obra do diretor e roteirista Alex Cox.

Sobre Repo Man, há críticas espalhadas pela internet certamente bem melhores do que eu sou capaz de mandar. Quanto ao ST, embora a participação não vá muito além do clássico Institutionalized como terceira faixa da trilha (que ainda tem Iggy Pop, Circle Jerks, Black Flag etc), é possível destacar alguns pontos interessantes.

A começar pelo brinco “argola-cruz” ostentado por Esteves, protagonista na pele de Otto Maddox. Algumas vezes já vi o mesmo modelo pregado em uma das orelhas do Muir. Quem diria que, de acessório tosco nos anos 80, o apetrecho ficaria na sequência marcado pelo glamour baitola de George Michael.

PDVD_001

Esteves e o brinco ex-punk argola-cruz

Há ainda outra lembrança dos Cycos, esta muito mais significativa. Moleque punk das quebradas de Los Angeles, logo no início Otto Maddox surge ostentanto uma legítima suicidal-shirt.

Camisa branca “de trabalho” detonada pela figura de uma caveira nas costas, como aquelas pintadas à mão por Ric Clayton, principalmente, e Jay Adams, panos eternizados pelos Suicidal Dudes  (ou Suicidal Boyz, Suicidalz, como queiram) na sensacional capa do primeiro disco do ST.

PDVD_003

Além disso, resta apenas a cena em que Institutionalized invade as caixas de som. Também no começo, a música aparece com punks pogando em um beco qualquer e segue enquanto Maddox toma “uma volta” de um camarada.

PDVD_002

Vacilou com a morena, ficou na mão

BÔNUS

Quem quiser baixar o filme, dá pra se empenhar no RapidShare em quatro partes em versão que parece que é dublada (1 2 3 4) ou AQUI. Mais jogo é recorrer aos torrents.

— Trilha sonora para baixar (cortesia do amigo do blog, Jansen Baracho). Altamente recomendada.

— No Brasil, Repo Man recebeu o estapafúrdio subtítulo “A Onda Punk”. Tudo bem, a trilha é punk e há punks no filme, mas…

— Grant Estes e Ralph Herrera, outros dois (ex) integrantes do Suicidal, também estudaram na Santa Monica High School em 1980.

Repo Man é o nome de uma música do Iggy Pop.

— O diretor Alex Cox era mesmo fascinado pelo movimento punk. Dois anos depois ele filmou Sid & Nancy.

2 Comentários

Arquivado em ST for Life

2 Respostas para “Parceria da escola para o cinema

  1. Marcelo Gomes

    Puts que massa!
    Tenho esse filme em VHS original e dublado no PC.
    Assisti há muitos anos atrás no Corujão da globo, classicão mesmo e na cena que rola Institutionalized vixe!
    Massa a fotos dos estudantes hehe

  2. Vale lembrar que o Zander Schloss (baixista do Circle Jerks) é o ator que faz o Kevin neste filme bizarro dos anos 80.
    E a trilha realmente governa. The Plugz rules!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s